quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

APDS/RJ coordenará os CQIDs de dança de salão


A nova diretoria da APDS/RJ já inicia sua gestão 2015 com uma conquista de peso: em janeiro concluiu negociações com o IBAC (Instituto Brasileiro de Aprimoramento Cultural) para assumir a coordenação pedagógica das aulas de dança de salão do Curso de Qualificação Profissional para Instrutores de Dança (CQID).“Estatutariamente a associação tem o compromisso de promover atividades de qualificação e a parceria com o IBAC nos proporcionará atingir esse objetivo”, afirma Jaime José, sócio-fundador da APDS e seu atual presidente. Já Denise Acquarone, idealizadora do curso e coordenadora geral, também comemora o acordo: “A parceria com a APDS nos permitirá transferir a coordenação pedagógica do CQID de dança de salão para uma entidade compromissada com a qualidade dos profissionais de seu segmento”.

Para Jaime José, o atual perfil da diretoria da APDS/RJ foi decisivo para levar adiante as negociações e fechar a parceria. “Temos diretores que são produtores culturais e outros que são especializados em administração, em marketing e em mídias impressa e social. Já os profissionais da dança são
de notório saber, atuantes em projetos sociais e/ou diretores de academias de dança de salão. Há ainda profissionais com nível superior, um deles pós-graduado em dança de salão e outro com especialização em pedagogia e em gestão escolar. Dois de nossos diretores já desenvolvem cursos de qualificação em suas academias e um, licenciando em dança, concluiu, ele próprio, os principais cursos de qualificação profissional em dança de salão, nível técnico”, esclarece Jaime, ressaltando que os alunos não devem encarar o curso como de formação. “O curso tem por finalidade a qualificação profissional, o que requer do inscrito conhecimento no mínimo intermediário de dança de salão, a fim de não prejudicar o desenvolvimento dos trabalhos. A formação compete e sempre competirá às academias de dança”.

O CQID é composto por 4 módulos de 2 meses e meio cada um, sendo as aulas mensais, aos sábados, durante dez meses, totalizando 80 horas de aulas. Para mudar de módulo o aluno deverá ter média na avaliação igual ou superior a 6.0. Para a certificação, a frequência deverá ser igual ou superior a 75% do curso. Os certificados serão assinados pelas secretarias de cultura, pelo IBAC/CQID e, no caso da dança de salão, pela APDS/RJ. As inscrições já estão abertas e os cursos de Duque de Caxias e Rio das Ostras já  têm data prevista de início.

CQID Dança de Salão – Duque de Caxias
Realização: Secretaria de Cultura e Turismo de Duque de Caxias
Apoio cultural: Prefeitura de Duque de Caxias
Local: Teatro Raul Cortez
Início: 28/03/2015 – aulas mensal – das 10 às 18h, sábados

CQID Dança de Salão – Rio das Ostras
Realização: Fundação Rio das Ostras de Cultura
Apoio cultural: Prefeitura de Rio das Ostras
Local: Centro de Formação Artística de
Música, Dança e Teatro
Início: 21/02/2015 – aula mensal – das 10 às 18h, sábados


  • Produção: Instituto Brasileiro de Aprimoramento Cultural (IBAC)
  • Coordenação geral do CQID: Denise Acquarone
  • Coordenação pedagógica dos CQIDs de dança de salão: APDS/RJ
  • Informações: (21) 2210-2133 / cqid.rj@gmail.com

As datas de início dos cursos estão sujeitas a alteração em função do número mínimo de inscritos
por turma.

Saiba mais:

  • Sobre a APDS, AQUI.
  • Conheça nossos objetivos e princípios AQUI.
  • Por que se filiar / ficha de inscrição AQUI.
  • Leia nosso Estatuto AQUI.
  • Acesse nossas Atas de Reunião AQUI.
  • Acesse nossas convocatórias e informes AQUI.
  • Acesse nossos convênios e parcerias AQUI.
  • Conheça nossos projetos AQUI.
  • Acesse nosso clipping de imprensa AQUI.
  • Biblioteca virtual AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário