Convocação para primeira reunião sobre as atividades a serem desenvolvidas durante a Semana da Dança de Salão do RJ ed. 2012, dia 19/08/12





Aos profissionais e alunos do norte fluminense, sul fluminense, região serrana, região oceânica, zona norte, zona sul e zona oeste.

A APDS-RJ convida a todos para a reunião que se realizará dia 19 de Agosto de 2012 (domingo) às 11h, no Bangu Atlético Clube para definirmos locais e coordenadores dos eventos que serão apresentados na Semana da Dança de Salão, que será de 18 a 24 de novembro de 2012. 

Não percam a oportunidade de exporem seus trabalhos em tão importante vitrine da dança de salão.

Aguardamos a todos no Bangu Atlético Clube na Av. Cônego de Vasconcelos, 549 Sl.03 - Bangu (ambiente refrigerado). Estacionamento no local (terceirizado), entrada pela Rua Silva Cardoso. 

Em tempo: a APDS-RJ congelou sua anuidade em R$ 60,00 para novos sócios e está anistiando sócios antigos (pague somente a anuidade de 2012). Aproveitem." 

Assinam: Jaime José - Presidente e Jorge Bravo - Dir. social.

Sede da APDS recebe a exposição "200 anos de ensino de dança de salão no Brasil"

A exposição integrou o projeto I Prêmio Cultura da Dança de Salão e foi inaugurada em julho de 2011 no Centro de Artes Calouste Gulbenkian. Após ter estendido sua permanência no C. A. Calouste Gulbenkian por mais 3 três semanas além do previsto, devido ao sucesso de público, a exposição seguiu para a zona oeste. 
A convite da APDS, ela ficou de 22 a 27 de agosto aberta à visitação pública, no salão nobre do Bangu Atlético Clube, no bairro de mesmo nome.
A iniciativa foi de Jaime José, presidente da APDS-RJ (Associação dos Profissionais e Dançarinos de Salão do Estado do Rio de Janeiro), que a montou no mezzanino do salão nobre do Bangu Atlético Clube. 
A exposição fez parte das comemorações realizadas pela APDS em celebração ao marco histórico para a cultura da dança de salão, que foi a publicação do primeiro anúncio de aulas de dança, na Gazeta do Rio de Janeiro, em 1811. 
Encerrando as comemorações, Jaime organizou uma cerimônia no mesmo local, onde foi exibida a montagem do espetáculo "Caminhos do Samba", com grande sucesso de público.
Ao final do espetáculo, forem entregues moções da APDS a seus associados e beneméritos e também a personalidades da comunidade da dança, dentre as quais os diretores do JFD (Leonor e Aragão), os pesquisadores Marco Antonio Perna e João Batista, o presidente da Andanças (Luiz Florião) e a colaboradora do JFD e tanbém vice-presidente da APDS, Angela Abreu.
Finda sua permenência na zona oeste, a exposição seguiu para a baixada fluminense, para se integrar ao projeto "Andanças da Alegria", promovido pelo departamento de programas e projetos educacionais da Secretaria Municipal de Duque de Caxias, durante todo o mês de setembro.

APDS participa da mobilização na Alerj pela aprovação da lei que delcara a dança de salão patrimônio cultural imaterial do Estado do RJ

"A finalidade principal do projeto é reconhecer, oficialmente, essa manifestação cultural praticada há mais de 200 anos em nosso Estado (documento anexo), trazida pelos europeus que aqui chegaram com suas tradições e culturas. Desde os tempos do Império, em todos os salões da Corte, é, até os dias de hoje, fonte de lazer e arte, em festas, reuniões e salões da nossa sociedade. É, pois, um patrimônio vivo, dinâmico e bem cultural intangível do povo fluminense."

Com esta justificativa, o deputado Alessandro Molon defendeu junto a seus pares, na plenária da ALERJ, ontem, dia 24/06/10, a aprovação do Projeto de Lei 2871/2010, declarando a dança de salão patrimônio imaterial do Estado do Rio de Janeiro. 

Mobilização da classe
Não obstante termos tomado conhecimento da colocação em pauta da votação do PL apenas 24h antes do início da sessão, o movimento de disseminação da notícia, iniciado pelo Jornal Falando de Dança e seguido pelas demais entidades classistas e dançarinos contatados via telefone, fez com que a notícia se espalhasse de forma rápida.  E a mobilização em especial de alguns professores de dança, que compareceram com seus alunos, fez com que um significativo grupo fosse reunido nas galerias - alguns, infelizmente, não puderam entrar devido à lotação da casa, cuja agenda fez reunir várias associações classistas reivindicando aprovações de PL. 

Entidades e profissionais presentes
Dentre as entidades presentes, estavam:  Jaime José e Myriam Martinez (APDS e, no caso da Myriam, chefe de gabinete do deputado Átila Nunes); Lourdes Braga, Stelinha Cardoso e Conceição da Bahia (SPDRJ), Luís Florião e Aletheia Hoppe (Andanças); Antônio Aragão e Leonor Costa (Jornal Falando de Dança); Suelyemma (Assessora de Cultura do Vereador Reimont); e Maeli Costa (Appai). 
Dentre os profissionais, Fábio Venturini, Carlos Coelho, Henrique Nascimento, Gustavo Loivos, Evando Santos, Luciana Santos e Nayara Melo.  Alunos e bolsistas das academias Sandra Lopes, Amazonas Dance e Caio Monatte, e filiados da APDS, também se juntaram ao grupo.

Por oportuno agradecemos àqueles que atenderam a nosso pedido e replicaram a notícia em seus perfis sociais, sites, blogs e listagens de emails, especialmente à Nayara Melo, Bira Santos, Marcelo Ferreira, dj Murilo, Jorge da Salsa, Márcio Thadeu, Leandro Andrade (site DanceaDois), Glorinha Telles, Elza Moreira (site Momentos de Tango), Luciana Santos, Renato Ritmus, Amigo Robson e Hamilton Vaz.

Importância da presença nas galerias
O grupo reunido nas galerias, em cujas sacadas foram estendidos banners da APDS, chamou a atenção da imprensa e dos deputados, sobretudo quando o discurso do deputado Molon, em defesa da aprovação do PL, foi ovacionado pelos dançarinos.  Alguns deputados tomaram a palavra para elogiar a iniciativa do dep. Molon e saudar a plateia, que também retribuiu com muitos aplausos.  Forem esses: Wilson Cabral, Carlos Minc, Ines Pandeló e um que ainda estamos identificando. 

Esse momento histórico da dança de salão carioca foi registrado pela tv Alerj (estamos aguardando a liberação da gravação para postagem no YouTube) e pelo Jornal Falando de Dança.

Caminho pela frente
Encerrada a votação, o deputado Alessandro Molon subiu às galerias para cumprimentar os manifestantes e explicar que ainda há um caminho a ser trilhado, antes que o PL siga para sanção do executivo:  o projeto deverá passar por uma segunda votação em plenária.  Daí ser de suma importância que os amantes da dança de salão do Estado do Rio de Janeiro fiquem atentos às informações publicadas nas mídias especializadas (jornais, sites, blogs) e nas correspondências enviadas (sobretudo Newsletters), para que uma rápida mobilização possa ser feita por ocasião da segunda votação. 

Vale lembrar que o deputado Alessandro Molon interessou-se pela regulamentação da Lei 3440/2000, que criou no calendário cultural do Estado do RJ a Semana da Dança de Salão, tendo inclusive aprovado uma emenda para o orçamento deste ano, destinando verbas de auxiliar na sua realização.  Também criou um Grupo de Trabalho, do qual participou representantes das entidades classistas, que resultou na elaboração de um Programa de Trabalho para a Semana da Dança de Salão, já entregue à assessora de cultura da SEC (Eva Doris).
24-06-10 alerj ds patr imaterial

Ernani Boldrim, autor da lei que criou a Semana da Dança de Salão do RJ, é homenageado pela APDS

Jaime José, presidente da APDS (à esquerda) e demais integrantes da cia de
dança que se apresentou no evento, com Ernani Boldrim ao centro.
A homenagem foi em agradecimento aos seus esforços em prol da dança de salão, não só com a criação da Lei, em 2000, mas por ter ajudado a APDS este ano a se articular com os poderes executivo e legislativo para obtenção de sua regulamentação, que culminou com a preparação do projeto da SDS-2010 a ser aprovado pela Secretaria Estadual de Cultura.

A oportunidade surgiu dia 28/03/10, quando, por ocasião do Dia Internacional da Mulher, o deputado compareceu ao ginásio do Colégio Gonçalves Dias (Rua João Cândido, 220 – Nova Iguaçu) para participar de evento organizado pelo coord. Ornisson, para homenagear as mulheres que se destacaram em atividades sociais no município de Nova Iguaçu.  Além das homenagens, dançarinos ligados à APDSRJ apresentaram aos convidados uma coreografia de samba de salão tradicional.

O Jornal Falando de Dança, apoiador da Semana da Dança de Salão e de todos os movimentos em prol de seu reconhecimento como cultura e arte, esteve presente para registrar o momento.
  • Clique AQUI para ler a matéria "Você sabia que nós temos no Estado do RJ uma semana dedicada à Dança de Salão", onde se reproduz o teor da Lei 3440 e se conta como tudo começou.
  • Clique AQUI para ler a matéria "Porque a Semana da Dança de Salão não aconteceu", referindo-se às primeiras tentativas de obtenção de apoio cultural para a realização do evento.
  • Clique AQUI para ler a matéria sobre a Semana da Dança de Salão ano 2009
  • Clique AQUI para ler a postagem sobre a audiência pública realizada na ALERJ sobre a Semana da Dança de Salão, em que o presidente da Comissão de Cultura da casa, deputado Alessandro Molon, ouviu dançarinos e presidentes das entidades classistas em defesa da regulamentação da Lei 3440/2000.
  • Clique AQUI para ler o Projeto da SDS a ser apresentado pelas entidades classistas (Sindicato, APDSRJ e ANDANÇAS) à Secretaria Estadual de Cultura, elaborado por Grupo de Trabalho nomeado pelo deputado Alessandro Molon.
  • Em tempo: transcrição autorizada de postagem originalmente publicada no site do Jornal Falando de Dança, AQUI.
Assuntos correlatos:

Clique nas imagens abaixo para ver as matérias publicadas no Jornal Falando de Dança sobre a mobilização do Jornal Falando de Dança e entidades classistas em busca de maior apoio cultural para a dança.
De matérias publicadas no Jornal Falando de Dança
De matérias publicadas no Jornal Falando de Dança
De matérias publicadas no Jornal Falando de Dança
De matérias publicadas no Jornal Falando de Dança
De matérias publicadas no Jornal Falando de Dança
De matérias publicadas no Jornal Falando de Dança

Lançamento do dvd Caminhos do Samba

Apresentação no telão de um compacto do DVD Caminhos do Samba, que
foi distribuído gratuitamente pela APDS/RJ aos profissionais da dança
presentes ao baile de aniversário de Angela Abreu, que fez parte da
programação da SDS-2009, organizada pela APDS/RJ.
Foi dia 02/12/2009, no Irajá Atlético Clube, durante o baile de aniversário de Angela Abreu, organizado pela promoter, com animação da banda Brasil Show.

Angela Abreu recebendo o Certificado de Participação SDS-2009 das mãos
de Jorge Bravo, diretor social da APDS/RJ, e de Jaime José, presidente.
O baile fez parte da grade de programação da Semana da Dança de Salão do RJ - edição 2009, organizada pela APDS. Por sua participação na SDS 2009, a promoter foi homenageada por Jaime José, presidente da APDS-RJ.


O dvd Caminhos do Samba foi concebido e produzido pelo presidente da APDS/RJ, Jaime José, diretor geral do Studio de Danças e Artes Bangu, e contou com a participação especial dos dançarinos de salão cariocas. A obra é distribuída gratuitamente a profissionais da dança, pesquisadores e estudiosos.


Clique na miniatura do photoalbum abaixo para acessar a cobertura fotográfica deste evento, realizada pelo Jornal Falando de Dança.
02-12-09 aniv angela abreu